Má postura: saiba causas e formas de evitar doenças na coluna

Má postura: saiba causas e formas de evitar doenças na coluna

postura-correta

Sem a boa postura corporal, a saúde pode ser seriamente comprometida. Se ela não é mantida, cada movimento dado pelo corpo aumenta o risco de sofrermos lesões, já que ao adotarmos uma postura inadequada o peso do corpo se distribui mal e pode nos prejudicar.

As consequências da má postura não surgem da noite para o dia. Normalmente, já na infância ou juventude o indivíduo apresenta hábitos posturais incorretos, gerando alterações na postura que predispõem a problemas graves na vida adulta, explicou o médico ortopedista Rogério Vargas, membro titular das Sociedades Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Brasileira de Coluna (SBC), ao Saúde no Ar.

De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dor na coluna. Essas dores podem desencadear problemas graves de saúde.

 Algumas das principais doenças são: Tenossinovite (inflamação dos tendões); LER/DORT; dor nas costas e no pescoço; fadiga; desvios posturais, como escoliose, hiperlordose e hipercifose e hérnia de disco.

A cada dia é desenvolvida uma infinidade de tratamentos que prometem solucionar ou, ao menos, amenizar o sofrimento dos pacientes com dor nas costas e má postura, mas só depois de muita avaliação que os especialistas no assunto podem bater o martelo para a melhor terapia. Rogério indica os tratamentos, RPG e pilates, para auxiliar na busca pela cura. Mas enfatiza que deve-se buscar um profissional bem preparado para evitar que o problema se agrave.

A Reeducação Postural Global– A RPG Souchard é um método indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as várias dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares.

Tratamento com Pilates- Essa é uma técnica que consiste em tratamento fitness, que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora. 

As atividades realizadas pelo pilates são indicadas como extensão do tratamento de coluna, nas quais o fisioterapeuta utiliza aparelhos para promover ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura global da coluna, que tem a função de promover a estabilização e boa postura, também aumenta o condicionamento físico e força sem gerar lesão por posturas inadequadas. 

Confira dicas para evitar dores nas costas:

postura-correta-ao-cuidar-da-casa-dicas-coluna

Seja qual for a técnia utilizada para minimizar os sintomas, deve ter o acompanhamento de um profissional capacitado, a indicação é procurar ajuda de um fisioterapeuta.

Saiba mais sobre Coluna na Cartilha para Pacientes, elaborada pela Sociedade de Coluna.

 

 

 

 

 WhatsApp Image 2017-06-28 at 08.24.03

Ouça a entrevista completa do médico ortopedista, Rogério Vargas ao Saúde no Ar. 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *