Saúde do corpo- Coluna: saiba como cuidar de forma preventiva

Saúde do corpo- Coluna: saiba como cuidar de forma preventiva

O Programa – Em Sintonia desta Sexta-feira, (08.04) iniciou uma série de entrevistas sobre o cuidado com o  corpo, começando com atenção especial ao maior e mais importante conjunto de ossos de nosso corpo e que por isso, merece cuidados específicos: a coluna.  O tema foi apresentado pelo Ortopedista, Dr. Rogério Vargas. Confira!

Quem nunca teve dor na coluna, agradeça!

Segunda maior causa da ida do brasileiro ao médico, perdendo  apenas para as dores de cabeça, as dores lombares e dorsais atingem milhões de pessoas, causando incômodo e diminuindo o bem-estar. Normalmente são sintoma de disfunção em algumas das partes dessa estrutura formada por músculos, vértebras, discos, nervos, ligamentos e medula, mas também podem alertar para doenças pulmonares, cardiológicas e dos rins, por isso é importante sempre consultar um especialista ao sentir dor: Cervical: entre a cabeça e o tronco, Dorsal: no meio das costas, Lombar: acima do quadril.

As causas mais comuns de dor na coluna são a má postura, o sedentarismo, a predisposição genética, o excesso de peso, os processos degenerativos e os traumas. Alguns cuidados podem ajudar a tratar e a evitar as dores. Dê atenção à sua postura: Hábitos diários simples, como o modo de caminhar, sentar ou dormir podem causar ou prevenir desconfortos na coluna. na cadeira, no sofá ou no carro, sente-se com os pés apoiados no chão, com as costas totalmente apoiadas no encosto para pegar um objeto do chão ou amarrar os sapatos, abaixe-se, flexionando os joelhos, ao carregar bolsas ou mochilas no ombro, alterne o lado, de tempos em tempos, para calçar os sapatos, sente-se e traga o pé até o joelho;

Tenha um sono de qualidade? Não respeitar os momentos de descanso e relaxamento pode ser um vilão para a saúde da coluna, por isso um sono de qualidade é muito importante para evitar dores lombares, dorsais e cervicais cuidado também ao se levantar. Atente-se à postura, evitando dormir de bruços e escolhendo um travesseiro ortopédico ou cervical.

Diminua o stress:Transtorno psicológico muito comum na atualidade, o stress causa forte tensão no corpo, o que aumenta as chances de sentir dores na cabeça, pescoço e costas.

Mantenha seu peso ideal: O sobrepeso e a obesidade estão entre as principais causas de dor na coluna, por isso manter a boa forma está entre os cuidados que ajudam a evitar esse incômodo. O excesso de peso pode diminuir muito a qualidade de vida por Adotar hábitos que colaborem para o emagrecimento e conseguir diminuir cerca de 10% do peso corporal reduz consideravelmente as dores de coluna.

Exercite-se: Fazer exercícios físicos ao menos três vezes na semana dá maior elasticidade e ajuda a fortalecer e a proteger os músculos e as articulações do corpo, prevenindo as dores na coluna. Além disso, atividades como pilates, corrida e natação aliviam o stress, colaboram para a perda de peso e ajudam a corrigir a postura.

 Para evitar dores, lesões e danos, confira  essas e outras dicas na conversa entre Patricia Tosta e médico ortopedista, Cirurgião de coluna, membro da Sociedade Brasileira de Coluna e Diretor da Clinvita, Dr. Rogério Vargas.

Contato: ☎️ 71 9-85559825 –  3507-9825

 

 

 

Ouça a entrevista na íntegra:

 

 

 

Clinvita – Dermatologia Clinica e Estetica, tem serviços especializados no tratamento da coluna, com profissionais especialistas neste segmento e atendimentos nas áreas de Ortopedia(Todas as Especialidades), Nutrição,Fisioterapia Ortopédica e Estética.

Endereço: CEO Salvador Shopping NY (???) sala 708 – Segunda à sexta das 8 às 18h

Contato: ☎️ 71 9-85559825 –  3507-9825

FaceBook: https://web.facebook.com/clinvitasaudeintegrada/?_rdc=1&_rdr

Instagram: https://www.instagram.com/clinvita_saudeintegrada/

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.