Leite faz mal para o gato?

Leite faz mal para o gato?

Foto: Divulgação

cat-408453_960_720Uma das dúvidas mais comuns envolvendo a alimentação de gatos é se o leite faz mal ou não à saúde do animal. Como todos os mamíferos, o felídeo doméstico bebe o leite da mãe quando filhote. No entanto, grande parte dos gatos adquire intolerância à lactose após o desmame. A partir disso, o líquido pode ser um inimigo do bem-estar do bichano.

Uma das razões para esse desenvolvimento é a queda da produção da enzima necessária para a digestão da lactose conforme o crescimento, o que ocasiona um acúmulo da substância e, consequentemente, mal estar.

Notícias relacionadas:

Obesidade canina

Saúde do Pet em foco

Diarreia e vômitos são os principais sintomas da complicação. Dessa maneira, ao perceber os sinais o dono deve procurar auxílio médico veterinário de imediato, pois a demora em uma intervenção específica pode gerar desnutrição.

Se o gato bebe leite e não passa mal, significa que ele faz parte da minoria de não adquirem intolerância à lactose. Contudo, mesmo que o leite não faça mal à saúde do bichano, não é recomendado dar leite para ele, afinal a secreção nutritiva não é mais essencial para o desenvolvimento. Uma alternativa pode ser a ração úmida, que é formulada em sabores específicos para o paladar do gato. De qualquer forma, esse tipo de alimento não substituiu a ração seca, pois deve ser dado apenas como petiscos, sem exageros.

Além disso, também não é recomendado fornecer leite de vaca ao pet, afinal as vacas são herbívoras, e os gatos são carnívoros. Em suma, os nutrientes do leite do ruminante não atendem as necessidades do animal de estimação.

 

Redação Saúde no Ar*

(M.M)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.