Cuidados para o cão em viagem

Cuidados para o cão em viagem

O animal doméstico já está acostumado ao ambiente em que vive, mas quando chegar a um lugar desconhecido, normal que queira identificar o novo ambiente. Após cheirar, andar por todo o local e até mesmo urinar para demarcar território.

O adestrador e especialista em comportamento, Ricardo Tamborini, afirmou que “em viagens, é bastante comum que cães apresentem alterações no comportamento”. Por conta da mudança de rotina e de ambiente, o cachorro pode aprender a pular nas pessoas, latir incessantemente para chamar atenção, brincar de morder ou roubar comida na mesa.

Esses são alguns exemplos de problemas de comportamento causados pela falta de regras e limites, uma vez que em viagens é comum que o animal tenha contato com várias pessoas e as brincadeiras muito permissivas são as principais causadoras desses desvios de comportamento.

Ele explica que já com cães mais sensíveis e receosos, as consequências da mudança de rotina e ambiente podem ser mais sérias. “Eles evitam ficar longe dos donos, principalmente os que sofrem de ansiedade de separação”, explicou. Ao perceber que seus tutores não estão pertos, esses animais podem demonstrar ansiedade apresentado sinais distintos de irritabilidade: latidos, uivos, arranhar a porta, destruir almofadas ou outros objetos da casa. Em casos mais extremos, o animal apresentar sinais de depressão, não se alimentando ou hidratando mesmo na presença de outras pessoas.

Planejamento de viagem com cães:

dog window carCuidados: ao menos 15 dias antes da viagem, o dono deve levar o animal ao veterinário para uma avaliação clínica, a fim de verificar seu estado geral de saúde, também a vacinação, vermifugação e controle de parasitas como pulgas e carrapatos estão em dia.

Idade e saúde: viagens muito longas são estressantes e cansativas, principalmente para cães mais idosos ou que necessitam de cuidados especiais devido a algum problema de saúde.

Meio de transporte: De carro, o dono não deve se esquecer da segurança, tanto do cão quanto dos outros ocupantes do veículo. Usar um cinto de segurança específico para cães ou acomodá-lo em uma caixa de transporte são cuidados indispensáveis e parar a cada duas ou três horas para que o cão caminhe, beba água e faça as suas necessidades.

Temperatura: se for viajar para um lugar de clima quente, o dono deve lembrar-se de sempre deixar água fresca para o cão. Cachorros não suam e, dessa forma, irão beber mais água do que o normal, pois precisam manter sua temperatura controlada e evitar a desidratação. Já em lugares de clima muito frio, levar alguns cobertores ou roupas para que ele fique mais bem aquecido.

O que levar quando viajar com o cachorro?

  • Acessórios ideais para um transporte seguro.
  • Potes de comida e água.
  • Uma boa quantidade da ração (a mesma que ele está acostumado a se alimentar).
  • Caminha ou paninhos de dormir.
  • Medicamentos (caso esteja tomando algum).
  • Brinquedos que ele mais gosta (para que ele fique entretido e não destrua nada na casa ou hotel).
  • Saquinhos para recolher fezes.
  • Acessórios para o passeio, como guia e coleira.
  • Caixa de transporte ou sinto de segurança.
  • Plaquinha de identificação com telefone, para que facilite a identificação do animal em caso de perda

 

Redação Saúde no Ar*

Taiane

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.