Lacen completa 105 anos e se torna maior laboratório em capacidade para testagem do país

Lacen completa 105 anos e se torna maior laboratório em capacidade para testagem do país
O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), completa 105 anos de funcionamento nesta segunda-feira (7 de setembro). Responsável por 417 municípios baianos,  tornou-se o maior laboratório público do país em capacidade para testagem da Covid-19.
De acordo com a Secretária de Saúde do Estado, somente do coronavírus, a unidade já realizou mais de 268 mil testes. Nesse sentido, com a ampliação, o Lacen subiu de 400 para 4 mil testes por dia. Além disso, 85% dos resultados são entregues em até 48 horas. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressalta que o laboratório recebeu R$ 2 milhões, em obras e equipamentos no início da pandemia.
“A ampliação compreendeu a construção de um pavilhão, ampliação do laboratório de biologia molecular, aquisição de novos equipamentos e contratação de insumos. Isso alçou o Lacen da Bahia ao principal laboratório público estadual do Brasil na capacidade de realizar exames para coronavírus”, afirma o secretário.
A diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, destaca que todo o investimento feito na ampliação sera mantido. Do mesmo modo, o laboratório continuará beneficiando os baianos mesmo depois que a pandemia estiver controlada. Contudo,  “esta estrutura foi montada para a Bahia. O nosso laboratório de saúde pública está estruturado para o que vier. Temos também um projeto para a implantação do laboratório com nível de segurança 3, que nós ainda não temos”.

#Campanha Vidas Importam

Veja também: Sputnik V: Em primeiros testes vacina russa induz resposta imune

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *