Japão vai despejar água tratada de Fukushima no mar em 2023

Japão vai despejar água tratada de Fukushima no mar em 2023

De acordo com anuncio realizado nesta quarta-feira, 14, o  Japão irá jogar no Oceano Pacífico a água contaminada da usina nuclear de Fukushima depois de tratada. Segundo o governo, o processo é demorado e a primeira liberação no mar será em 2 anos.

Dessa forma, a empresa Tepco (Tokyo Electric Power) ficará responsável por filtrar a água para remover elementos radioativos; bem como construir uma infraestrutura e obter aprovações regulatórias para o procedimento.

Além disso, para os representantes japoneses, o despejo é necessário; já que a usina precisa ser desativada e a capacidade de armazenamento esgota no final do próximo ano. Eles argumentaram ainda que a água tratada terá substâncias semelhantes às que outras usinas nucleares liberam diariamente pelo mundo.

Por outro lado,  países vizinhos não apoiam a decisão. A China e a Coreia do Sul são contrárias às medidas e pediram ao Japão mais consultas sobre o plano de despejo.

A decisão encerra o debate a respeito de como se desfazer da água que está armazenada desde 11 de março de 2011; quando um terremoto seguido de tsunami danificou os reatores da usina e contaminou a água de resfriamento.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Leite materno de mães vacinadas tem anticorpos contra a covid

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *