Leite materno de mães vacinadas tem anticorpos contra a covid

Leite materno de mães vacinadas tem anticorpos contra a covid

De acordo com novo estudo publicado na revista científica JAMA (em português, Jornal da Associação Médica Americana); o leito materno pode ser uma fonte de anticorpos contra a covid-19 para bebês. A publicado na revista aconteceu nesta segunda-feira  (12.abr.2021).

Dessa forma, o estudo que contou com 84 mulheres vacinadas com o imunizante da Pfizer/BioNTech. Nos dados analisados, 2 tipos de anticorpos (IgA e IgG) contra o coronavírus estavam presentes no leite materno. A pesquisa realizada em Israel, com profissionais de saúde que estavam amamentando, de 23 de dezembro de 2020 a 15 de janeiro deste ano.

Contudo,para a validação dos resultados é preciso mais estudos, com um número maior de participantes.

Os pesquisadores analisaram 504 amostras de leite materno. Eles tiveram como foco os anticorpos IgA e IgG, que são proteínas que defendem o corpo. Além dissos, as amostras, depois da 2ª dose da vacina, 86,1% dos leitos maternos apresentavam o anticorpo IgA. Já para o IgG, os níveis de anticorpos demorou um pouco mais para aparecer no leite materno, mas duas semanas depois da imunização, 97% apresentaram as proteínas de proteção.

Dessa forma, a presença desses anticorpos no leite sugere que o organismo consegue se defender do coronavírus. Por isso os pesquisadores acreditam que os bebês alimentados com o leite materno também teriam proteção contra a covid-19.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Pesquisadores identificam drogas potenciais para o tratamento contra COVID-19

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.