A vitamina C é um micronutriente e uma de suas características é ser antioxidante, ou seja, ela protege as células evitando o processo oxidativo. Podemos encontrar a vitamina C em diversos alimentos, principalmente em frutas e hortaliças. Alguns exemplos são: laranja, acerola, morango, brócolis, espinafre.
Por ser um micronutriente facilmente encontrado nos alimentos in natura, uma alimentação variada e saudável fornece a quantidade necessária de vitamina C por dia. Mesmo com a facilidade de atingir as metas diárias de vitamina C por meio de alimentos, algumas pessoas compram suplemento de vitamina C, sem recomendação médica ou de um nutricionista, na crença de que é uma forma de evitar algumas doenças, como a gripe.
Porém, quando se está gripado, não adianta tomar suplemento de vitamina C, pois ele não agirá como remédio, além de não ser recomendada a ingestão acima de 2000 mg/dia para adultos devido a observação de efeitos adversos. Tenha uma alimentação que prioriza alimentos in natura, como frutas e folhosos diariamente que não será necessário suplementar a vitamina C. Prefira investir o seu dinheiro em “comida de verdade” e tenha uma alimentação equilibrada.
O quadro “Comer e Ser” é exibido às segundas-feiras no Programa Saúde no Ar, veiculado nas Rádios Excelsior AM 840 e Web Saúde no Ar, com início às 8h. Os ouvintes participam pelo telefone (71) 3328-7666 ou enviando mensagem pelo whatsapp (71) 99681-3998. Sugestões de temas sobre assuntos na área de nutrição, podem ser encaminhadas para o email: producao@portalsaudenoar.com.br
Ouça a entrevista com a nutricionista Giesy Ribeiro sobre vitamina C no áudio abaixo: