HRSAJ implanta o primeiro serviço público de Telemedicina em Neurologia do Estado

HRSAJ implanta o primeiro serviço público de Telemedicina em Neurologia do Estado

O Hospital Regional da cidade de Santo Antônio de Jesus-BA (HRSAJ), está incluído entre os quatro primeiros hospitais públicos do país a fazerem parte do Projeto de Telemedicina em Neurologia. O Sistema foi implantado no último dia 30. Somente nas cidades de Recife, Guarulhos (SP) e Goiânia (GO), existe este serviço.

O projeto visa proporcionar consultas por videoconferência, análise de sinais e imagens médicas, troca de informações médicas com profissionais do Hospital Osvaldo Cruz, localizado em São Paulo. O serviço vai ampliar o acesso a diagnósticos mais rápidos e, dessa forma, iniciar o tratamento imediatamente com grandes chances de reverter o quadro clínico de pacientes que necessitam de uma avaliação mais urgente.

Rita Maia, supervisora de Enfermagem da Emergência do Hospital Regional de Santo Amaro, explicou que o projeto consta da implantação de uma Central de Telemedicina, com recursos de áudio e vídeo para comunicação, em tempo real, na unidade de emergência do Regional com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, em São Paulo. O serviço vai permitir avaliação à distância de pacientes com Acidente Vascular Cerebral ou derrame (AVC) isquêmico em neurologia. O objetivo é diminuir a incidência de mortes e sequelas do AVC. A Telemedicina é um recurso para pacientes não cirúrgicos, em Neurologia, o que chamamos de AVC Isquêmico. O serviço agiliza o diagnóstico e a terapêutica com maior rapidez, pois o paciente não vai esperar pelo atendimento de um especialista.

José de Sá ( com informações da Sesab)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *