O Centro Estadual de Oncologia (Cican) recebeu um novo Centro de Diagnóstico por Imagem. Principal unidade para o tratamento de câncer na rede pública de saúde da Bahia, o Cican realiza cerca de 300 atendimentos por dia.
Inaugurado pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (4), o setor conta com equipamentos de imagem de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais, Raio-X e mamógrafos com estereotaxia, procedimento realizado para analisar possíveis lesões encontradas em exames.
O serviço tem capacidade para realizar, mensalmente, 92 tomografias, 800 mamografias e 516 radiografias, além de duas estereotaxias, diariamente. O investimento total foi de aproximadamente R$ 5 milhões.
Resultado de uma parceria público-privada (PPP), a experiência é a primeira no Brasil, assim como no Hospital do Subúrbio. A estimativa é que outros hospitais, como o Roberto Santos, o HGE e os novos hospitais em construção também tenham o projeto de PPP implantados, podendo ter o modelo de gestão para unidades de saúde do interior.
Fonte: Secom
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)