Hospital fará mudança de sexo pelo SUS

Segundo uma habilitação publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (14), o Ministério da Saúde (MS) habilitou o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para oferecer atenção especializada no atendimento a transexuais que desejam passar por cirurgia de mudança de sexo. A regulamentação prevê que os pacientes terão direito à atenção com uma equipe especializada que integrará atendimento de endocrinologia, ginecologia, urologia, além de obstetras, cirurgiões plásticos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais.

O Hospital das Clínicas da UFPE, que já faz cirurgias de mudança de sexo, teve o serviço interrompido para trabalhos de reformulação do atendimento e adequação às novas diretrizes do Ministério da Saúde. A novidade leva em consideração os critérios definidos pelo MS em 2013, para o atendimento de pessoas transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as obrigações exigidas pela pasta está a capacitação de profissionais para garantir o tratamento humanizado e sem discriminação aos pacientes. 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.