Golfista desistir de Olimpíada por medo do Zika

Golfista desistir de Olimpíada por medo do Zika

O número 1 do ranking mundial do golfe, Jason Day, anunciou nesta terça-feira (28) que não participará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por causa do vírus zika, em anúncio oficial.

“O motivo da minha decisão são as preocupações com a possível transmissão do vírus zika e os riscos que isso pode representar a uma futura gravidez da minha esposa e para futuros membros da minha família. Especialistas confirmaram que a decisão de competir no Rio certamente traz riscos de saúde, ainda que talvez pequenos, para mim e para a minha família”, explicou.

Embora tenha frisado que participar dos Jogos Olímpicos fosse um “grande objetivo”, Day reforçou que a carreira esportiva não poderia ser colocada à frente da “segurança da nossa família”. Esta seria a primeira oportunidade do australiano, de 28 anos, de participar de uma Olimpíada, já que o golfe volta ao calendário olímpico no Rio após 112 anos de ausência nos Jogos.

O australiano não é o primeiro golfista a desistir da Rio-2016 por preocupação com o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Na última semana, o norte-irlandês Rory McIlroy, número 4 no ranking mundial, já havia anunciado que não participaria da Olimpíada por temer uma contaminação com o zika.

Atletas de outros esportes já colocaram em dúvida sua presença nos Jogos Olímpicos neste ano por medo do vírus. É o caso do ciclista americano Tejay Van Garderen, que desistiu de participar das seletivas olímpicas dos EUA usando como justificativa o temor de zika no Rio. Já o pivô Pau Gasol, atleta da seleção espanhola de basquete, chegou a afirmar que talvez não participasse da Rio-2016, mas acabou confirmando presença nos Jogos.

OMS diz que risco é pequeno

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o risco de propagação do vírus da zika devido à Olimpíada no Rio é “muito baixo”, em painel realizado no dia 14 em Genebra, na Suíça.

Segundo a organização, a transmissão local do vírus da zika e da dengue será mínima durante o inverno no Brasil. “Os riscos não são diferentes para pessoas que irão para a Olimpíada do que para qualquer outra área onde há surtos de zika”, disse David Heymann, presidente do comitê de especialistas da OMS.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.