Fones de ouvido podem causar surdez

Fones de ouvido podem causar surdez

mobile-605422_960_720Usar fones de ouvido com frequência para ouvir músicas em alto volume é uma das principais causas para o surgimento de zumbido nos ouvidos, principalmente entre os adolescentes. O aumento desse sintoma de perda auditiva é a constatação de um estudo realizado por pesquisadores da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ).

Na pesquisa, cerca de 54,7% dos 170 estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos que responderam ter percebido zumbido nos ouvidos nos últimos 12 meses foram submetidos a exames de otoscopia. Os resultados revelaram que 28,8% dos adolescentes ouviram o incômodo dentro de uma cabine acústica em níveis comparados aos percebidos por adultos. 

A menor tolerância a níveis elevados de som é gerada pelas células ciliadas (localizadas no ouvido interno) que ficam sobrecarregadas e podem sofrer lesões temporárias e definitivas. Além disso, estudos recentes em neurociência realizados com animais também sugerem que o problema pode ser um reflexo da perda de comunicação das células ciliadas com o cérebro. A partir disso, a diminuição do número dessas sinapses desencadeia todo o processo.

Usar protetor auricular e fazer intervalos de dez minutos a cada hora de exposição a ambientes barulhentos são algumas maneiras simples de prevenção sem abdicar do uso dos fones de ouvido.

Fonte: Agência Fapesp

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.