Gestantes começam a recebe vacina DTPa em Salvador

Gestantes começam a recebe vacina DTPa em Salvador

Os postos de saúde da rede municipal vão disponibilizar gratuitamente, a vacina tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa), a partir do dia 03 de novembro, para as gestantes da capital baiana.

Segundo Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, atualmente a vacina é oferecida somente para crianças. Doiane Lemos ainda explica, que devido ao aumento dos casos de coqueluche, em todo país, em crianças que ainda não completaram o esquema vacinal, o Ministério da Saúde entendeu a necessidade de imunizar as grávidas para que a imunidade seja transferida para o bebê por meio da placenta e amamentação. Serão contemplados também, a partir de 15 de novembro, os profissionais de saúde que atuam em maternidades ou em unidades de terapia intensiva neonatais.

Consideradas doençdoença, as contagiosas, a difteria e a coqueluche, podem ser transmitidas através do contato com pessoas doentes. Já o tétano, é transmitido através de cortes em objetos contaminados. Todas são doenças provocadas por bactérias e, se não tratadas, podem levar à morte.

 

 

                      

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.