SMS promove Teste do Olhinho

SMS promove Teste do Olhinho

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nesta segunda-feira (03), um grande mutirão do Teste do Olhinho para crianças de 0 a 3 meses, com o propósito de detectar doenças visuais ainda em fase inicial. A ação será realizada no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (ADAB), na Avenida Dom João VI, 275 – Brotas (ao lado do Hospital Evangélico),  das 08h às 16h. Para concretizar o procedimento, é necessário que o responsável esteja portando a carteira de saúde da criança, bem como, o cartão SUS da mãe.

 

Durante a ação, os bebês serão examinados por oftalmopediatras numa técnica simples e rápida que permitirá o diagnóstico precoce de catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações ou hemorragias intravítreas em recém-nascidos antes mesmo que eles recebam alta da maternidade.

O mutirão faz parte das ações da 2ª Semana do Bebê Soteropolitano que acontece entre os dias 03 e 08 de novembro nas unidades de saúde da rede municipal com ações educativas e com rodas de conversa nas salas espera sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, prevenção de acidentes domésticos e cuidados básicos, além da intensificação do trabalho de sensibilização das gestantes sobre a importância da coleta do teste do pezinho até o sétimo dia de vida do recém nascido.

 

No dia 6 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltará com a ação (mutirão de testes do olhinho), na Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras. A mobilização conta com o apoio do Instituto de Perinatologia da Bahia – IPERBA.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.