SAÚDE NO AR

Gaza recebe auxílio via fronteira com Israel após mais de três meses

Neste domingo (17), a passagem Kerem Shalom entre Israel e Gaza foi aberta para caminhões de ajuda humanitária pela primeira vez desde o início da guerra. A medida que visa dobrar a quantidade de alimentos e remédios que chega ao enclave.

A passagem foi fechada após um ataque do Hamas em 7 de outubro. Desde então, a ajuda era entregue exclusivamente através da passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e o Egito, que, segundo Israel, só poderia acomodar a entrada de 100 caminhões por dia.

De acordo com a fontes do Crescente Vermelho Egípcio, os caminhões estavam começando a entrar no domingo pela passagem de Kerem Shalom a caminho de Gaza. Uma delas disse que havia 79 caminhões.

Kerem Shalom, na fronteira entre Egito, Israel e Gaza, é um dos principais pontos de trânsito de mercadorias que entram e saem de Gaza, e permite um deslocamento muito mais rápido do que a passagem de passageiros de Rafah a poucos quilômetros de distância.

Israel aprovou a entrada de auxílio na semana passada. Contudo, a ajuda pode não chegar aos cidadãos de Gaza, disse o coronel Elad Goren, líder do Departamento de Civis do Cogat, o braço militar que coordena auxílio humanitário nos territórios palestinos. De acordo com ele, as agências humanitárias de Gaza ainda não ampliaram sua capacidade de distribuir auxílio para atender à demanda do fluxo de pessoas que fugiram para o sul após o alerta de Israel.

“Se a ONU não tiver a capacidade de coletar e distribuir não importa quantas passagens abrirmos”, disse Goren. “Eles não podem confiar no mesmo mecanismo que tinham antes da guerra”.

 

Fonte/Foto: Reuters

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe