Festas Juninas e Saúde

Festas Juninas e Saúde

Foto: Divulgação

sjDurante as Festas Juninas é essencial também cuidar da saúde. A variedade de comidas típicas é uma verdadeira tentação aos olhos de quem vê, mas é possível fazer escolhas saudáveis e consumir com moderação. Apesar de nutritivos, quase todos os pratos típicos são calóricos e ricos em açúcares, o que exige cuidado especialmente por parte dos portadores de pressão alta e diabetes.

Entre os pratos mais consumidos nesse período estão milho, canjica, pé de moleque, pipoca, batata doce, pinhão, amendoim, bolos e cuscuz, além das bebidas alcoólicas, como quentão e vinho quente. O segredo para aproveitar essa época sem passar vontade é optar pelas guloseimas que você mais gosta e consumi-las em porções moderadas.

Milho, mandioca, batata doce e pinhão são fontes de energia. O milho é rico em fibras, além de betacaroteno, assim como a batata doce. Prefira a espiga cozida, com pouco sal, e modere na manteiga e margarina. Estas opções são ótimas para substituir o arroz e o pão.

Um espetinho de carne com corte magro, como alcatra ou maminha, pode completar a refeição. Enquanto o vinho quente é uma bebida rica em antioxidantes que auxiliam na proteção dos problemas cardiovasculares, o quentão possui como principal componente o gengibre, que tem ações cicatrizantes e anti-inflamatórias. Mas cuidado, pois a preparação de ambos leva açúcar e álcool, que podem alterar os níveis de pressão e glicemia.

Os doces são provavelmente os itens mais consumidos nas Festas Juninas. Canjica, arroz doce e bolos simples contêm vários ingredientes nutritivos, apesar do açúcar. Já a maria mole, o pé de moleque e a paçoca possuem um teor elevado de açúcar e características não nutritivas. As opções de doces diet, que devem ser a escolha dos diabéticos, também exigem moderação.

Além dos cuidados com a alimentação, é preciso se ater aos riscos que as fogueiras e bombas podem causar, pois neste período do ano o índice de queimados aumenta devido a falta de precaução de quem brinca com esses elementos.

Ouça a entrevista com o Cirurgião Geral, Ivan Paiva, ao programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.

 

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.