Em ação educativa, Hospital da Mulher e Liga Acadêmica de Farmacologia da UFBA falam sobre depressão

Em ação educativa, Hospital da Mulher e Liga Acadêmica de Farmacologia da UFBA falam sobre depressão

O Hospital da Mulher recebeu na sexta-feira (13), em Salvador, a Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmacoterapia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para mais uma sessão educativa voltada às pacientes da unidade. Desta vez, em virtude da campanha Setembro Amarelo, depressão e fenômenos decorrentes da doença, como o suicídio, foram abordados.

“Esta foi uma oportunidade de falarmos sobre as diferenças entre tristeza e depressão, além das doenças que acompanham a depressão como as cardiovasculares e gástricas, e que estão diretamente ligadas à depressão”, explicou o estudante de Farmácia, Davi Pereira.

Para a paciente Maria Verônica, de 67 anos, é necessário falar sobre a depressão. “Temos que falar sobre os problemas que a população vem sofrendo e que muitas vezes não recebem a atenção que precisam”, afirmou. “Fiquei muito satisfeita de aprender mais sobre a doença”, garantiu Maria.

Conforme o Ministério da Saúde, o suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gêneros. Mas ele pode ser prevenido. Saiba onde procurar ajuda:

SERVIÇOS DE SAÚDE

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde).

EMERGÊNCIA

Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – CVV

Ligue 141 ou acesse www.cvv.org.br para chat, e-mail e informações.

NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (NEPS)

Atendimento ambulatorial por demanda espontânea, Rua Direta Saboeiro, s/n, Salvador, Bahia.

Ascom do Hospital da Mulher

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *