Eletrodo transparente pode transformar janelas em painéis solares no futuro

Eletrodo transparente pode transformar janelas em painéis solares no futuro

Pesquisa liderada por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA; criaram um eletrodo transparente capaz de aumentar a eficiência da captação de energia de painéis solares.

Desse modo, utilizando os efeitos com perovskita, um mineral de óxido de cálcio e titânio com propriedades fotovoltaicas superiores às encontradas nas células de silício convencionais. Assim, as células de perovskita oferecem uma alternativa promissora de uso em conjunto com células tradicionais.

“Células solares transparentes poderiam algum dia encontrar um lugar de destaque nas janelas de casas e edifícios de escritórios, gerando eletricidade por meio da luz do sol, que certamente seria desperdiçada”, afirma o coautor do estudo, professor Kai Wang.

Anteriormente, camadas de ouro já eram usadas como eletrodos transparentes em painéis de perovskita; contudo, era impossível criar películas uniformes ao longo de todo o material, gerando baixa condutividade e perda de eficiência.

Por outro lado, os cientistas usaram partículas de cromo para permitir que o ouro permanecesse no topo da camada; assim criando um filme ultrafino com propriedades condutoras ideais para captação e distribuição de energia elétrica.

De acordo com os pesquisadores, o próximo passo consciste em acoplar células de perovskita com eletrodos de ouro em dispositivos com células de silício para aumentar o desempenho energético em painéis solares híbridos; totalmente transparentes e capazes de absorver energia solar, sem prejudicar a aparência e a luminosidade em ambientes abastecidos com eletricidade limpa e renovável.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também:  Novo estudo indica que humanos podem viver entre 120 e 150 anos

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *