Educação e Saúde: Programa Educacional dos Presideciáveis

Educação e Saúde: Programa Educacional dos Presideciáveis

Um projeto de educação pode desenvolver, subdesenvolver, ou até mesmo escravizar, uma nação.

“A fome de instrução não é menos deprimente que a fome de alimentos. Um analfabeto é um espírito subalimentado. Saber ler e escrever, adquirir uma formação profissional, é ganhar confiança em si mesmo e descobrir que pode avançar com os outros. A alfabetização é para o homem fator principal de integração social e de enriquecimento da pessoa e, para a sociedade, instrumento privilegiado de progresso econômico e de desenvolvimento.”

Por um  progresso, o professor é o orientador que ajuda ascender luzes e não encher baldes.A educação, transforma, é a chave para o autoconhecimento e o desenvolvimento. A educação é luz. A educação de alto padrão, solidifica valores da ética, moral, solidariedade, do amor, do bem comum, da família, etc. Com educação inclusiva, multidisciplinar em tempo integral com um viés empreendedora usando as ferramentas da TIC, vamos longe. O que diminui o fosso social com suas sequelas, sem sombra de dúvida: EDUCAÇÃO.

O Brasil está entre os países com pior desempenho em Educação no mundo. Na mais recente edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), em 2015, ficou nas últimas posições em Ciências (63º), Matemática (65º) e em Leitura (59ª) entre os 70 países analisados. E se correlacionarmos educação com índices de desenvolvimento humano, IDH 79º veremos o tamanho do desafio para o próximo presidente, governadores e gestores municipais.

18.10.fwA família, a comunidade, a religião, as intuições sociais que participamos, o que lemos e que assistimos, tudo absolutamente tudo estão integrados. Cada vídeo aberto e compartilhado movimenta essa rede de conexões que às vezes não percebemos. A educação de qualidade que começa na primeira infância, ajuda nos processos de construção e ressignificação de valores e do desenvolvimento e indicadores sociais de um país.

Pensar uma educação integral multidisciplinar em tempo integral é uma das saídas para construirmos uma sociedade, independente, mais justa e prospera para todos. Em tempos em que compartilhamos informações, estas devem ser qualificadas, contextualizadas e construtivas, e sobre tudo, dispor em redes de ecossistemas para construção de uma sociedade melhor.

Conhecer as propostas políticas e exigir transparência das ações e dos recursos é uma tarefa de todos. Independente de quem ganhe as eleições, independente de suas preferências ideológicas dos seus interesses de grupos ou dos projetos de desenvolvimento que cada grupo defenda, o Brasil não será o mesmo! A transparência com a gestão pública, os valores socias, o clamor por uma educação de alto padrão para todos, o bem comum e a paz ditarão os horizontes, haja vista, a preparação para a revolução digital( revolução industrial 4.0) e sociedade 5.0, que chegam sem pedir licença e nos expõe em redes. A dor ou felicidade de um sempre será a de todos, pois em processos de interações múltiplas em ecossistemas em redes, reverberarão em toda rede. Paz, luz e mundo melhor para todos nós. Que venha o melhor!

Dayane-PimentelO assunto: Panorama da educação brasileira: Programa Educacional dos Presideciáveis, foi tema do Programa Saúde no Ar, desta quinta-feira (18.10) com transmissão ao vivo pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Patrícia Tosta e Ezequiel Oliveira conversaram com a Presidente do PSL/BA Dayane Pimentel. 

O presidente do PT/BA "embora tenha confirmado presença", não pode comparecer a entrevista.

Ouça a matéria completa:

 

Você pode Acompanhar o Programa pelo portal http://www.portalsaudenoar.com.br e pelo aplicativo gratuito Rádio Saúde no Ar.Transmissão simultânea através do Facebook @portalsaudenoar. Participe pelo telefone (71) 3328-7666 e WhatsApp (71) 99681-3998.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *