ECOAR - Êxodo rural - Juventude

ECOAR - Êxodo rural - Juventude

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Excelsior saúde, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, o Podcast  ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, Excelsior Saúde, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Teremos publicação semanal, sempre às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste quarto episódio, o tema apresentado é:

Confira o conteúdo desta edição.

Participação: 

Entrevistada:  juventude e o êxodo rural

 Quando falamos em zona rural, se pensa naquele senhor ou senhora no campo e há pouco sobre os jovens. Isso porque, a juventude dessas localidades lidera o êxodo rural. Segundo dados do IBGE, ao passo que na década de 1960 a população rural era de 54% do total nacional, hoje, esse valor beira os 15%. É por isso que a juventude e o êxodo rural são os temas do Podcast Ecoar desta quarta-feira, dia 22 de Setembro, que é também o Dia da Comemoração Nacional da Juventude. O programa vai ao ar por meio da parceria do programa Excelsior Saúde e Portal Saúde no Ar com a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Não apenas para uma oportunidade de emprego, mas também necessidade de ingresso ao ensino superior levam esses jovens de seus lugares para os grandes centros. Foram essas razões que tiraram o jovem Wellington Guimarães de um povoado da cidade de Riachão do Jacuípe, na Bahia, e o levaram para a capital, Salvador, onde obteve sua formação em Direito e hoje é estudante do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na Ufba. Esse êxodo, muito embora seja uma realidade, afeta a identidade cultural das zonas rurais além de não promover um desenvolvimento contínuo da economia local.

Indo na contramão de uma maioria que sonha se manter na “cidade grande”, Wellington é, portanto, uma exceção dentro do movimento idealista da vida urbana. Ele deseja atuar profissionalmente no seu povoado, bem como busca sempre dar continuidade às suas bases culturais da zona rural. Do ponto de vista da agroecologia, jovens como Wellington são esperança de prosperidade e sobrevivência para locais que acabam carecendo de grupos dessa faixa etária, em um contexto de envelhecimento da população rural e da ausência de profissionais liberais.

O podcast

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa,  economia solidária  e  modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana  Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

O Ecoar vai ao  ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa,  economia solidária  e  modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana  Lima, do Instituto de Biologia da Ufba.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

Link para matéria:

Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o nosso próximo episódio.

Podcast – ECOAR 04 – Exôdo rural – Juventude 22.09  

Colaboração: GT/ECOAR – Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS):

Ouça na íntegra:

Saiba mais:

Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Fonte: GT/Feira Agroecológica – Rádio

Redação Saúde no Ar.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.