Ecoar - Agroecologia e saúde, fim da temporada

Ecoar - Agroecologia e saúde, fim da temporada

Nesta quarta-feira exibimos a última edição da Segunda Temporada do Ecoar, uma produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde  transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa Em Sintonia, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Esta é uma publicação semanal, às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste décimo terceiro e ultimo episódio  da Segunda temporada, o tema escolhido foi agradecimento e despedida.

Entrevistador: Rafael de Oliveira Silva /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, 3° semestre. Entrevistada: Josanidia Santana Lima, nossa convidada possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Aufbaustudium Biogeographie Und Raumbewertung – Saarbrücken Universität (1987) e doutorado em Landschaftsplanung – Landschaftsökologie – Gesamthochschule Kassel Universität (1992). Atualmente é Professor Associado Nível I da Universidade Federal da Bahia, desde 01/05/2006 pela Portaria 701/2006, Consultora AD HOC dos periódicos: Environmental Monitoring and Assessment, – BIOIKOS – PUC-Campinas, – Revista Brasileira de Botânica (0100-8404), – Revista Árvore – Journal of Brazilian Forest Science, – Bioresource Technology (0960-8524) e – Environmental Pollution (Barking) (0269-7491). Tem experiência na área de ecologia aplicada, com ênfase em Monitoramento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos orgânicos, compostagem, avaliação da ação do composto no beneficiamento de solos, desenvolvimento rural com ênfase na agricultura familiar e biomonitoramento da poluição atmosférica.

Confira:

Nos últimos meses da Feira Agroecológica, foram vivenciados intensos momentos, um semestre que pode ser equiparado a uma jornada. Em relação ao podcast foram feitos trabalhos interessantes, falou-se sobre medidas de biossegurança e o reforço necessários a elas, definiu-se agroecologia, abordou-se um tema que trás bastante curiosidade que é a alimentação viva; foi falado também sobre a agroecologia e o papel da mulher nessa área, todos esses são temas que foram debatidos ao longo de um plano semestral muito enriquecedor. Devido a isso, agradecemos também aos convidados que fizeram suas contribuições e engrandeceram o projeto do Podcast ECOAR.

Em vista disso tudo, nesta semana, que é a última, resolvemos fazer um episódio de despedida. Com isso, foi feito um breve retrospecto histórico sobre o modo de produção alimentar e do trabalho com a terra no Brasil, modo esse que há muito tempo vem demonstrando sua inviabilidade devido à base sobre a qual foi constituído, que é quase exclusivamente em cima da exploração e do lucro.

Nesse cenário, a agroecologia figura então não só como um modelo de contestação a esse status quo, mas também como uma temática que potencializa a discussão de diversas outras atreladas a ela, que é o que foi feito por aqui. E tudo isso só corrobora, agrega e contribui para a transformação, haja vista que o tema é múltiplo, um fato que torna indispensável toda essa contemplação mais ampla.

   Ouça o conteúdo  na íntegra: 

O podcast

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

Outras informações na revista da feira agroecológica da UFBA e nas redes sociais da Feira, basta buscar por Feira Agroecológica da Ufba no Instagram e Facebook.

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

Confira também:  Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-595

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe