Drauzio Varella, diz que Brasil chegou a tragédia por acumulo de erros

Drauzio Varella, diz que Brasil chegou a tragédia por acumulo de erros

Em entrevista ao GloboNews, o médico Drauzio Varella, afirma  que o Brasil vive “um acúmulo de erros” na pandemia de Covid-19. De acordo com ele, são varios pontos que levam o país ao momento atual da pandemia: as falhas do governo na chegada do vírus ao país, os desajustes na reabertura econômica, a resistência ao isolamento e ao uso de máscaras, os riscos desconhecidos da volta às aulas, a aposta errada na vacina como solução imediata, e as perspectivas para a resposta imunológica duradoura.

Durante entrevista o médico ressalta que, “Primeiro, nós não nos preparamos adequadamente para a chegada do vírus aqui, e, sabidamente, ele vinha”, disse . Drauzio, ressalta que apesar das recomendações de diversos cientistas sobre a necessidade do isolamento para conter a disseminação do vírus, houve contradições nas orientações dadas pelo governo federal e estadual.

“Você não vai encontrar um epidemiologista digno desse nome que te diga que está na hora de abrir. Não vai pegar um país que está tendo mil mortes por dia e achar que está tudo bem, que as pessoas podem ir para a rua”, afirmou.

Drauzio, alerta que mesmo com a aprovação de uma vacina eficaz, o imunizante não resolve imediatamente o problema da disseminação da Covid-19 no Brasil. “A vacina não vai resolver o problema atual”, afirmou. “Pode ser que, quando chegue essa vacina, ela não vá ser tão necessária quanto é agora, porque pode ser que, até metade do ano que vem, você vai ter já uma epidemia mais arrefecida”. De acordo com ele, agora é o momento de evitar aglomerações e usar a mascara.

Veja também: Fiocruz e AstraZeneca alinham detalhes para produção de vacina

Brasil lidera pesquisas entre nações ibero-americanas sobre coronavírus

Bolsonaro assina MP que libera R$ 1,9 bilhão para produção de vacina

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *