Dispositivo movido a energia solar pode gerar água potável para bilhões de pessoas

Dispositivo movido a energia solar pode gerar água potável para bilhões de pessoas

Estima-se que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas do mundo não possuem acesso à água potável; ainda assim, cientistas preveem que esse número seja ainda maior.

Contudo, com o objetivo de solucionar a escavez de água potavel; pesquisadores da moonshot factory da Alphabet criaram um equipamento que utiliza energia solar para “puxar” água do ar; além disso, o equipamento pode fornecer água potável a um bilhão de pessoas ao redor do mundo com energia renovável.

De acordo com estudo publicado na revista Nature, o equipamento com área de coleta de energia solar que mede 1 m² é suficiente para produzir até 5 L de água potável por dia.

Por outro lado, esse nível de desempenho só é possível em algumas condições e precisa de temperatura e luz solar suficientes; bem como a umidade relativa de pelo menos 30%. S

Com a utilização do Google Earth, os pesquisadores extraíram dados meteorológicos médios de locais ao redor do mundo; afetados por crises hídricas e os compararam com estatísticas populacionais para definir a utilização potencial; do equipamento de energia renovável.

 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.