Brasil é líder da transição energética no mundo, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o potencial brasileiro na transição energética e produção de energia limpa. De acordo com o líder da pasta em entrevista a Voz do Brasil, o país possui 88% da matriz elétrica limpa e políticas publicas implementadas. O País já é um dos grandes líderes mundiais no processo e tem registrado recordes.

Segundo Silveira, em 2023, o Brasil atingiu a menor taxa de emissão de gás carbônico por megawatt/hora de energia elétrica gerada em 11 anos. O número é atribuído à entrada de fontes renováveis, como hidrelétricas, usinas eólicas e solares, no Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, o Brasil alcançou mais uma vitória para a expansão de energia elétrica. O País chegou à marca de 10,3 gigawatt (GW) na matriz elétrica. A marca ultrapassa o recorde anterior, de 9,5 GW, medido em 2016. O resultado também superou a meta estabelecida no início do ano.

“A transição energética é uma grande oportunidade, uma grande janela, que o Brasil lidera, e agora no G20 em especial, e na COP o ano que vem, nós vamos poder mostrar o Brasil para o mundo. Gerar oportunidade, combater a desigualdade e fazer inclusão social” reforçou o ministro Alexandre Silveira.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe