Dia Mundial do Câncer

Todo ano, mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o Instituto nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima para 2015 580 mil casos novos da doença.Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.Esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, é consagrado como o Dia Mundial do Câncer.A data é uma oportunidade de chamar a atenção para o fato de que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. O dia Mundial do Câncer cria, portanto, oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.

A campanha de 2015 prova que soluções existem e que estão ao nosso alcance Seus objetivos são:

•Mostrar que, por meio de escolhas saudáveis, é possível ter qualidade de vida antes, durante e depois do câncer.

•Oferecer informações de utilidade pública para facilitar o acesso à prevenção, às ações de detecção precoce e ao tratamento do câncer.

•Estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o controle da doença.

•Divulgar a prevenção e a detecção precoce como formas de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis.

•Informar a população sobre ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

•Informar à população que qualquer pessoa pode buscar tratamento gratuito e integral do câncer no SUS.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.