Dia Mundial de Combate ao AVC

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, no dia 26 de outubro, um seminário em comemoração à Semana Mundial de Combate ao AVC. O encontro será realizado no auditório do edifício anexo à instituição, das 8h às 12h, para difundir informações sobre prevenção e tratamento da doença.

Responsável pela morte de uma pessoa a cada hora na Bahia, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – popularmente conhecido como derrame – é uma das principais causas de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo.

De acordo com a programação divulgada pela Unidade de AVC do Hospital Roberto Santos (UAVC-HGRS) – que é referência na assistência a pacientes com AVC na Bahia – convidados de ampla experiência na área irão compartilhar seus conhecimentos com a comunidade durante o evento (confira cronograma abaixo). Poderão participar da atividade profissionais, estudantes e residentes das diversas categorias que integram o quadro de saúde do HGRS.

Além do seminário, a agenda da campanha de combate ao AVC irá contar com adesivaços, panfletagens, palestras, alongamento e práticas integrativas ao ar livre, distribuição de material informativo e exibição de vídeos de mobilização nos sites e redes sociais da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Salvador (SMS), nas estações do metrô de Salvador e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Todas essas ações acontecerão de 21 a 29 de outubro, conforme planejamento da organização não governamental Rede Brasil AVC.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC acontece devido a uma alteração na circulação de sangue em uma parte do cérebro. Ele pode ser isquêmico (quando falta sangue) ou hemorrágico (quando derrama sangue). Nessas situações, as células do cérebro podem ser lesionadas ou morrer. Dependendo da parte do cérebro que é afetada e do tempo até o tratamento, os efeitos do AVC nos sobreviventes podem ser devastadores. Sintomas como fala embolada, boca torta, diminuição da força, cefaleia intensa e déficit visual e de equilíbrio devem ser observados com atenção.

Estão mais propensas ao Acidente Vascular Cerebral pessoas com hipertensão, diabetes, fumantes, consumidoras de bebidas alcoólicas, sedentárias e obesas. Esses fatores, aliados a um dos sintomas conhecidos, devem ser rapidamente informados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Seminário do HGRS em Comemoração ao Dia Mundial de Combate ao AVC

Data: 26/10/2017, das 8 às 12h

Local: auditório do edifício anexo ao HGRS

Público-alvo: profissionais, estudantes e residentes das diversas categorias que integram o quadro de saúde do HGRS

Inscrições: www.ensinoepesquisahgrs.blogspot.com.br

 

Fonte: Ascom HGRS

Foto: Sesab

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.