Saúde inclui no SUS tratamento para AVC isquêmico

O Ministério da Saúde adicionou a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) a Trombectomia Mecânica (TM) para tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo.

O procedimento cirúrgico retira coágulo ou material que esteja obstruindo o fluxo sanguíneo arterial cerebral com o uso de cateteres. De acordo com a pasta, o tratamento promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o risco de deterioração neurológica e traz maior independência funcional aos que sofreram o AVC.

“A disponibilização da trombectomia mecânica no SUS é um marco importante na atenção e tratamento do AVC isquêmico. Um motivo para nós, gestores e profissionais de saúde, comemorarmos”, pontua a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Suzana Ribeiro.

De acordo com Suzana, 12 hospitais estão aptos a realizar o procedimento atendendo aos critérios para habilitação. Estes estabelecimentos participaram do Resilient, um ensaio clínico financiado pelo ministério com vistas a avaliar a viabilidade do tratamento usando a trombectomia na comparação com o tratamento clínico padrão no contexto do SUS.

 

Foto: Ministério de Saúde

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe