Hoje, dia 30 de maio, é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), que tem como objetivo unir a comunidade global de pessoas com a doença, uma das mais comuns do sistema nervoso central. A ideia é quebrar barreiras sociais e evitar que as pessoas com EM se isolem socialmente e não se sintam solitárias.
Para falar sobre o diagnóstico e tratamento da doença, tenho como porta-voz João Marcos Ferreira, neurologista de Conexa, maior player de saúde digital da América Latina. Tenho também psicólogos que podem abordar como o acompanhamento psicológico pode ajudar esses pacientes.
Diagnóstico e tratamento
A esclerose múltipla é uma patologia crônica e autoimune, que afeta a forma como os impulsos elétricos são enviados ao cérebro. Os sintomas mais comuns são fadiga intensa, alterações na deglutição, visão dupla ou embaçada, diminuição no equilíbrio e coordenação motora, fraqueza muscular e transtornos cognitivos, emocionais e sexuais.
O diagnóstico de EM acontece, na maioria dos casos, entre os 20 e 40 anos de idade e tem incidência de duas a três vezes maior em mulheres. O tratamento consiste em uso de medicamentos para reduzir a evolução da doença ao longo dos anos alinhado à neurorreabilitação. O acompanhamento psicológico é primordial para que esses pacientes lidem com a sua condição, melhorando a autoestima.
Sobre Conexa
Player de saúde digital, Conexa cuida de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.
Em 2020, adquiriu a iMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de pacientes. Em março de 2021, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.
A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/