A desnutrição é um problema causado pela falta de absorção de nutrientes, independentemente se é pela queda da massa corporal ou pela obesidade. Isso causa uma queda vertiginosa na produção de anticorpos pelo organismo, que perde resistência a infecções.
Esse efeito chega a todas as partes do corpo, inclusive à boca, que gera atraso no nascimento dental, má formação da estrutura do esmalte e alterações na saliva. Como consequência, a região fica mais suscetível a infecções bacterianas que causam periodontite e outros problemas bucais. Além disso, até doenças como herpes e candidíase se tornam comuns.
Para evitar todas essas complicações, é extremamente importante ter uma alimentação equilibrada rica em vitaminas e sais minerais. Entre elas estão a vitamina A, responsável pela manutenção da integridade dos tecidos bucais; a vitamina D, que interfere na calcificação; a vitamina C, essencial para a manutenção do colágeno; o fósforo, pois dá solidez a toda estrutura dentária; além dos lipídios e carboidratos, capazes de garantir energia para a formação.
Esses nutrientes podem ser obtidos em alguns alimentos. Para a obtenção de cálcio, leite, queijos e vegetais verdes são indicados; em busca de fósforo, deve-se optar por carnes, peixes e ovos; a vitamina D é obtida principalmente através da exposição aos raios solares (com a devida proteção); já para as vitaminas A e C, além das frutas cítricas, fígado e frutos alaranjados são outras fontes.
Redação Saúde no Ar*
(M.M)