Cuidados na troca de antena

Na próxima quarta-feira, 27 de setembro, o sinal analógico de televisão será desligado em Salvador e em outros 19 municípios da Região Metropolitana. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Cerca de 87% das residências desses municípios já estão com acesso à nova tecnologia, após a troca da antena analógica por uma digital.

A troca é simples, mas precisa ser feita com segurança para evitar acidentes envolvendo a rede de energia elétrica. O trabalho deve ser realizado por profissionais qualificados, utilizando equipamentos de proteção.

Com o objetivo de garantir a segurança da população, a Coelba alerta para a importância de respeitar a distância mínima de 2,5m da rede elétrica antes de definir o local de instalação da antena. Também é importante calcular se, no caso de ventos fortes e queda do aparelho, existe o risco de a estrutura tocar nas linhas de distribuição de energia.

Confira alguns cuidados para instalar a antena com segurança:

– Instale antena longe da rede elétrica. A distância mínima de segurança é de 2,5m da rede.

– Antes de instalar, avalie a altura da haste de sua antena e certifique-se que, em caso de caso de queda ou tombamento, ela não irá se aproximar da rede elétrica. No caso de existir essa situação de risco, procure instalar um ponto mais distante, respeitando a distância segura.

– Caso haja rede elétrica muito próxima do local da instalação da antena, antes de instalar ligue primeiro para a Coelba.

–  Ao instalar uma antena, fique atento. Caso a  haste que segura o equipamento quebre e caia na rede elétrica não pegue, ligue para avisar a Coelba.

– Não utilize materiais flexíveis, como bambus e canos (PVC), para apoiar ou ajudar na instalação da antena.

– Nunca instale antena se estiver chovendo, com ventos e relâmpagos.

– Contrate um profissional habilitado e treinado para fazer a instalação da antena.

Fonte: Ascom Coelba

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.