Covid-19: Vacina da AstraZeneca pode ser 90% eficaz

Covid-19: Vacina da AstraZeneca pode ser 90% eficaz

Por meio de nota; farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (23) que sua potencial vacina contra o novo coronavírus pode ter eficácia de 90%. Além disso, sem nenhum efeito colateral grave.

De acordo com dados dos estudos clínicos realizados no Reino Unido e Brasil; a vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford, é eficaz na prevenção da doença quando administrada em meia dose e, pelo menos um mês depois, uma dose integral.

“A eficácia e segurança dessa vacina confirmam que ela será altamente efetiva contra a ccvid-19 e terá impacto imediato nesta emergência de saúde pública”, disse Pascal Soriet, presidente executivo da AstraZeneca, em comunicado.

Dessa  forma, a farmacêutica terá 200 milhões de doses da vacina até o final deste ano; com 700 milhões de doses prontas globalmente até o fim do primeiro trimestre de 2021; de acordo com a executiva de operações da empresa, Pam Cheng, nesta segunda.

Resultados

De acordo com o estudo; a eficácia da vacina dependeu da dosagem, e caiu para 62% quando aplicada em duas doses integrais em vez de meia dose na primeira inoculação. Contudo; os cientistas alertaram que esse fato não deve ser visto como indicação de que ela é menos útil do que as vacinas da Pfizer e da Moderna; que evitaram 95% dos casos, de acordo com dados preliminares dos testes em estágio avançado.

“Para o cenário mais amplo, minha suspeita é que, no momento em que estivermos a um ano de agora, estaremos usando todas as três vacinas com cerca de 90% de proteção – e estaremos muito mais felizes.”

Além disso, segundo cientistas a vacina da AstraZeneca pode ter vantagens. “O importante, pelo que ouvimos, é que a vacina evita a infecção, não apenas a doença. Isso é importante, porque a vacina pode reduzir a disseminação dos vírus, assim como proteger os vulneráveis de uma doença grave”, disse Peter Horby, professor de saúde global e infecções emergentes na Universidade de Oxford.

Pontos importantes

Outro ponto importante na vacina produzida AstraZeneca é que pode ser distribuída com maior felicidade porque pode ser mantida em temperatura de refrigerador; ao contrário dos imunizantes da Pfizer e da Moderna, que têm de ser armazenados congelados. Isso pode fazer a vacina da AstraZeneca mais fácil de transportar e de armazenar no mundo; particularmente em países mais pobres.

O Ministério da Saúde do Brasil tem acordo para compra de doses da potencial vacina da AstraZeneca; assim como para futura transferência de tecnologia e produção local do imunizante na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Além disso; em comunicado anterior a farmacêutica divulgou resultados positivos com a sua vacina na imunização de idosos. De acordo com comunicado da empresa; o imunizante produziu uma forte resposta imune em adultos mais velhos. Dessa forma, os pesquisadores afirmando que esperam divulgar os resultados dos testes com a vacina em estágio avançado até o Natal.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Derrota de planos de saúde no STF incentiva acordo com AGU

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *