Covid-19: 254,5 mil usuários saíram dos planos de saúde

Covid-19: 254,5 mil usuários saíram dos planos de saúde

De acordo com relatório do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), 254,545 mil beneficiários deixaram os planos de saúde médico-hospitalares entre abril e julho deste ano.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi uma redução, de 0,5%, causada pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, o segmento possui agora 46.758.762 beneficiários. Em analise de 12 meses finalizada em julho deste ano, o comparativo com o mesmo período do ano anterior, mostra perda de 112,244 mil beneficiários a menos, uma queda de 0,2%. Apesar disso, de julho de 2019 a julho deste ano, entretanto, a diferença entre adesões e cancelamentos apresentou saldo positivo de 35.558 beneficiários.

José Cechin,superintendente executivo do IESS, esclarece que que “alguns números podem ser alterados pela agência [ANS] em função das revisões por parte das operadoras, mas o leve saldo positivo no mês de julho pode indicar que o mercado brasileiro começa a se estabilizar após o forte impacto da crise sanitária”.

De acordo com Cechin, no início da pandemia, entre os meses de fevereiro e março, ocorreram mais adesões do que cancelamentos de planos médico-hospitalares. Porém a partir de abril, o setor passou a registrar baixas sucessivas de beneficiários, como consequência do alto índice de demissões, perda do poder aquisitivo da população, fechamento de empresas e interrupção de atividades.

 

#Campanha Vidas Importam

Veja também: OMS: UE oferece 400 milhões de euros ao Covax por vacina para covid-19

Tremor de terra assusta moradores de cidades baianas

Recadastramento obrigatório do SUS é prorrogado até setembro

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *