Um estudo realizado por cientistas de Chicago aponta que consumir duas porções diárias de proteína de soja in natura reduz os níveis de colesterol em até 9%, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e de prevenir o câncer, devido as propriedades antioxidantes.
Para James Anderson, professor da Universidade de Kentucky, em Lexington, o tofu ou o leite de soja são alguns dos alimentos recomendados para incluir na dieta. No entanto, as recomendações não são válidas para os cereais ou as para barras enriquecidas com soja, todavia, quando submetidas as altas temperaturas, a proteína, perde suas propriedades. Outra alternativa é o consumo da soja seca sobre alimentos ou em vitaminas.
“As proteínas de soja aumentam a atividade dos receptores de baixa densidade da lipoproteína, principalmente no fígado, que elimina o colesterol do corpo”, destacou o professor. Anderson também enfatizou que com a ingestão da proteína da soja, a atividade das enzimas responsáveis pela eliminação do colesterol aumenta.
O professor ainda apontou que as quantidades recomendadas são exatas, entretanto, aumentá-las não reduziria o colesterol proporcionalmente. Além disso, a ingestão da soja in natura deve ser feita como se faz com um remédio, em intervalos de várias horas.
No entanto, ingerir a dose recomendada em uma só refeição impediria o corpo assimilar as propriedades da soja.
A análise foi baseada em resultados de 57 estudos sobre o impacto da proteína no colesterol presente no sangue.
OBS O problema é o agrotóxico da soja crua. ( precisa deixar de molho no bicarbonato para retirar o agrotóxico).ou uma colher de cloro ( QBoa em um litro de água) por 25 minutos. A soja não é recomendada para o homem, por aumentar o hormônio feminino.
L.O.