Células produtoras de insulina capazes de curar diabetes são criadas por cientistas

Células produtoras de insulina capazes de curar diabetes são criadas por cientistas

Foi apresentada nesta quarta-feira (30/09), no encontro da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, um novo método para produzir células com de secreção de insulina.  De acordo com os cientistas, a tecnologia desenvolvida poderá ser usada em pacientes com diabetes, no entanto, do tipo 1.

Segundo pesquisadores, com a doença, o sistema imunológico ataca e destrói erroneamente células beta do pâncreas, que são as responsáveis pela produção, armazenamento e secreção de glicose no sangue. Uma das terapias mais promissoras na luta contra a diabetes é a reposição destas células.

Isabela Bussade, professora de Pós-Graduação de Endocrinologia da PUC-Rio, que não participou do novo trabalho, enfatiza que até o momento, os experimentos eram baseados em células de linhagem primitiva, como as células-tronco. Ela salienta que a novidade do estudo europeu é a reposição com uso exclusivo de células adultas, que proporcionam mais segurança, inclusive contra doenças como o câncer.

Já Philippe Lusy, autor-chefe da pesquisa destaca a criação de um protocolo que atua diretamente sobre o DNA das células, entretanto, sem causar mudanças estruturais nas áreas estudadas. Ao comemorar, Lusy ressalta que o sistema de reprogramação celular desse estudo, abre portas para experimentos em outros campos científicos, empenhados em dar novos papéis às células prejudicadas após a apresentação de doenças.

A nova tecnologia teria aplicação, por exemplo, em terapias para hipotireoidismo e doença de ovário. Isabela ressalta que o experimento está restrito a camundongos por enquanto, e adverte que antes de aplicar no ser humano, é preciso acompanhar ao longo de anos as células que são transformadas em nosso corpo

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.