Bahiana lança Programa de Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

Bahiana lança Programa de Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

A Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública  lança o curso de mestrado em Psicologia. Este será o primeiro mestrado em Psicologia na modalidade profissional em Salvador e um dos poucos no país.

O novo mestrado da Bahiana, terá  aulas concentradas às sextas-feiras e aos sábados, traz como linhas de pesquisa: “Psicologia e Intervenções em Contextos Hospitalares” e “Práticas de Cuidado e Processos de Intervenção em Clínica Ampliada”.

O curso tem como principal objetivo preparar profissionais da psicologia e de áreas correlatas para realizar pesquisas aplicadas a processos de intervenção em clínica ampliada, ambulatorial e em contextos hospitalares. Nessa perspectiva, o curso propõe desenvolver tecnologias de cuidado, contemplando temas emergentes em psicológica e saúde e interligando o conhecimento teórico-metodológico com sua aplicabilidade nos campos de atuação.

“Pesquisa no âmbito da Prática Profissional em Psicologia: desafios contemporâneos”. Está será a palestra ministrada pelo professor e pesquisador Virgílio Bastos que marcará o lançamento do curso de Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde do Programa de Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que acontece no dia 2 de abril, às 17h, na sala 206, pavilhão III do Campus Brotas, na Av. Dom João VI, nº 306.

“O mestrado profissional se caracteriza por ser voltado para a capacitação e qualificação do profissional em campo. Ele tem o mesmo valor que o mestrado acadêmico, porém com a seguinte diferença: que, nesse caso, a produção a ser desenvolvida durante o curso não é exclusivamente teórica”, salienta a coordenadora do programa, prof. ª Dra. Mônica Daltro, exemplificando que o mestrando pode apresentar o produto final de sua pesquisa em formato de vídeo, texto, cartilhas, jogos, softwares, sites etc.

A professora do curso Dra. Marilda Castelar destaca que, no mestrado profissional, a ideia é de que o estudo se volte para a atuação já exercida pelo profissional, a fim de enriquecê-la. “O produto teórico de uma dissertação tem sido algo que assusta muito o profissional que está ligado a uma atividade mais objetiva, mais prática, do seu dia a dia. A ideia é que ele consiga solucionar problemas que estão no cotidiano do seu trabalho, do que ele está vivendo. Isso vai ser de grande ajuda e vai alavancar a sua carreira, sem trazer uma dupla jornada de trabalho que é escrever uma dissertação com todas as exigências que a gente se autoimpõe”.

“O conceito de clínica ampliada reúne todas as intervenções no campo da saúde mental, que não necessariamente sejam realizadas dentro de um consultório tradicional. Contudo, a clínica tradicional também está contemplada como campo de estudo nessa linha, um psicólogo pode discutir como o racismo se coloca em sua prática clínica e construir, no âmbito do mestrado, um vídeo de orientação ao enfrentamento do racismo”, explica a docente do curso, Dra. Marilda Castelar.

 

Mais informações e inscrições para o curso: http://pos.bahiana.edu.br/psicologia/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *