Anvisa aprovou importação de 2 milhões de doses de vacina contra a covid-19

Anvisa aprovou importação de 2 milhões de doses de vacina contra a covid-19

Mesmo ainda não possuindo registro de uso emergencial no Brasil; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a importar 2 milhões de doses de vacinas contra covid-19. Dessa forma, a importação irá antecipar a disponibilização quando o registro ou uso emergencial quando o imunizante receber aprovação.

Desenvolvida pela AstraZeneca; juntamente com a Oxford; a Fiocruz é o núcleo nacional responsável por produzir o imunizante. Além disso, a vacina já havia recebido a aprovação de importação na Índia pela Serum Institute of India; empresa que produz o imunizante no país; contudo; lá o imunizante já foi aprovado para uso emergencial.

De acordo com nota da Anvisa, “A principal exigência é que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país. Para isso, a Fiocruz deve garantir as condições de armazenamento e segurança para manutenção da qualidade”.

Por outro lado; apesar de existirem quatro vacinas autorizadas para testagem no país; nenhum laboratório solicitou o uso emergencial ou registro dos imunizantes no país.

 

Veja também: Covid-19: Anvisa muda regras para uso emergencial de vacinas

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *