Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial das vacinas

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial das vacinas
Em reunião para uso emergencial de dois imunizantes contra o novo coronavírus. Dessa forma, por decisão unanime a Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou neste domingo (17/1); a autorização temporária para as vacinas CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; bem como o imunizante Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz.

Além disso, para a CoronaVac a autorização foi condicionada à assinatura de um Termo de Compromisso; contudo, esse termo determina que até 28/2 aconteça a apresentada à agência a complementação dos estudos de imunogenicidade; conforme aprovado no desenho de estudo clínico fase III da vacina.

Dessa forma, tanto a Fiocruz quanto o Instituto Butantan devem dar continuidade aos estudos e à geração de dados para permitir o registro sanitário na Anvisa. Ainda assim, ambos precisam manter o monitoramento da segurança das vacinas.

De acordo com a diretora da Anvisa Meiruze Freitas, relatora dos dois processos, ao proferir seu voto, disse que “o acesso às vacinas e à proteção que elas podem conferir é questão de segurança nacional, beneficiando diretamente os profissionais de saúde, seus pacientes, familiares, comunidade e a saúde geral do país”.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Crise de oxigênio em Manaus

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *