ANS: Indicadores para avaliar desempenho de hospitais no cuidado ao paciente

ANS: Indicadores para avaliar desempenho de hospitais no cuidado ao paciente

De acordo com nota, divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);  finalizado a ficha de Indicadores de Qualidade Hospitalar. O projeto servirá para monitorar a qualidade da assistência hospitalar e avaliar o desempenho das instituições que fazem parte da iniciativa.  Desenvolvido em parceria da ANS; bem como o Hospital Moinhos de Vento, por meio do PROADI-SUS; a iniciativa conta com a participação de 12 hospitais privados de todas as regiões do país.

A gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante;  explica que a construção desse painel permitirá que os hospitais identifiquem lacunas e implementem melhorias no cuidado aos pacientes, gerando maior eficiência do setor. Ou seja, trazendo benefícios para os usuários e para as instituições.

Além disso, possuem definidos 50 indicadores: definição dos termos, unidade de medida, referência de meta; bem como os principais dados estatísticos relevantes e vieses. O conteúdo teve participação de comitês específicos para cada especialidade, validados pela ANS.

Participantes

Contudo, o painel é composto por 14 indicadores gerais: partos naturais, tempo médio de internação, tempo médio de permanência na emergência, taxa de mortalidade institucional e incidência de quedas com danos, entre outros.

Além disso, as reuniões contaram com a participação da equipe técnica da ANS, dos membros do comitê gestor do projeto, formado por integrantes dos cinco hospitais de excelência do País; Hospital Moinhos de Vento, Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Sírio-Libanês; juntamente com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital do Coração. Além disso, participaram também membros da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, e os membros dos subcomitês das linhas de cuidado; responsáveis pela seleção e acompanhamento dos indicadores.

As fichas técnicas completas dos indicadores das linhas de cuidado podem ser acessadas aqui.

#Campanha Vidas Importam

Veja também: Novo estudo: Imunidade adquirida após covid-19 é de curta duração

Pesquisa avalia os impactos da Covid-19 no aparelho respiratório

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *