A alimentação saudável e adequada é essencial para todos, principalmente para as crianças. Pois nessa fase há uma grande demanda de nutrientes devido ao desenvolvimento rápido e crescimento. Uma alimentação carente em nutrientes aumenta as chances de algumas doenças, baixa imunidade, diarreias, infecções, além de poder comprometer a maturação do sistema nervoso, visual, mental e intelectual em casos extremos. A alimentação adequada na infância contribui para o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis, que se refletirão não apenas em curto prazo, mas também na vida adulta.
Crianças que apresentam consumo alimentar inadequado desde a infância tendem ao desenvolvimento precoce de sobrepeso e obesidade, além de outras doenças crônicas associadas. Por outro lado, crianças submetidas a práticas alimentares saudáveis se tornam adultos mais saudáveis com menores chances de desenvolver doenças crônicas.
É de extrema importância que a família incentive alimentação e hábitos saudáveis desde a introdução alimentar. Oferecendo frutas, legumes, saladas e evitando a oferta de doces, refrigerantes, salgadinhos e alimentos ultraprocessados, que possuem muitos aditivos químicos, açúcar, gordura de má qualidade e sódio. A criança em fase escolar se torna mais independente, e muitas vezes consome na escola alimentos de sua própria escolha. Então se a criança tiver uma alimentação adequada, com um paladar habituado a alimentos naturais ela dará preferência a esses alimentos, e quando não der preferencia a tais alimentos e consumir algum alimento não saudável não será um problema, será somente uma exceção, pois sua alimentação base é composta por alimentos saudáveis.
Minha dica é incentivar o consumo de alimentos saudáveis, montar lancheiras com alimentos, por exemplo frutas, sanduiche feito em casa, iogurte natural, suco da fruta, água de coco, salada de fruta, bolo caseiro. E se lembre que bons hábitos são construídos desde a infância, incentive seu filho a brincar, a fazer esportes e se alimentar de forma equilibrada.
O assunto foi tema do quadro “Comer e Ser”, veiculado às Segundas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Web Saúde no ar. Este mês de Outubro a nutricionista Giesy Ribeiro será uma das colaboradoras do quadro e da coluna Alimentação. Ouça o comentário de Giesy Ribeiro :
Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma. Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer,Marianna Menezes Santos.
Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.
Foto: Gesy Ribeiro
Fonte: Gesy Ribeiro
Redação: Saúde No Ar














