A síndrome do olho seco, um problema na produção ou na qualidade da lágrima que pode provocar ressecamento na superfície ocular, a exemplo da córnea e da conjutiva, é uma doença multifatorial causada por vários fatores internos como idade, doenças reumatológicas e autoimunes, além de doenças endócrinas.
A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais, composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, cuja função é a de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismo
Pode ser causada também por fatores externos como o ar-condicionado e o uso contínuo do computador que reduzem a quantidade de vezes que o olho pisca. Caso não seja tratada, a doença pode ocasionar sérios problemas como o surgimento de úlceras de córnea estéreis ou infecciosas e até levar à cegueira.
Também chamada de Ceratoconjuntivite Sicca ou Síndrome de Sjofren, a síndrome, pode resultar ainda de medicações como anti-hipertensivo, anti-histamínicos e fatores ambientais, tais como baixa umidade do ar, segundo especialista no assunto.
Entre os sintomas da doença estão olhos vermelhos, sensibilidade à luz, ardência, irritação e lacrimejamento na região, sensação de areia nos olhos, visão embaçada no final do dia, dificuldade de permanecer em locais que possuem ar-condicionado..
Por ser um processo crônico, a síndrome do olho seco deve ser tratada continuamente, ou de acordo com orientação médica. O uso constante de colírios com o objetivo de hidratar e manter a superfície ocular lubrificada por mais tempo, é uma das formas de tratamento da anomalia que além de causar diversas afecções oculares tais quais conjuntivites, blefarites e ceratites secas. A pessoa que sentir os olhos secos deve procurar um oftalmologista imediatamente para evitar que a doença leve à cegueira.
De acordo com a Associação dos Portadores de Olho SecoApos (Apos), não há dados precisos sobre a incidência da doença do olho seco na população brasileira, em decorrência principalmente da ausência de método bem definido de diagnóstico clínico.
*Redação Portal Saúde no Ar