A pandemia pode afetar por nove anos salário dos brasileiros

A pandemia pode afetar por nove anos salário dos brasileiros

Pulicado pelo Banco Mundial relatório que apresenta; bem como trás alerta sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 no bolso dos Brasileiros. De acordo com o documento, “Emprego em Crise: Trajetória para Melhores Empregos na América Latina Pós-covid-19″. Os efeitos da pandemia, podem afetar por até nove anos, os salários dos trabalhadores médios do país.

Além disso, o material revela que a crise gerada pela pandemia vai afetar o mercado de trabalho no Brasil e na América Latina por um longo período. “No Brasil e no Equador, embora os trabalhadores com ensino superior não sofram os impactos de uma crise em termos salariais; e sofram apenas impactos de curta duração em matéria de emprego, os efeitos sobre o emprego e os salários do trabalhador médio; ainda perduram nove anos após o início da crise”, diz um trecho do relatório.

Ainda assim, o documento ressalta que a situação atual causada pela crise pandêmica, vai deixar cicatrizes, como o aumento no desemprego, na informalidade e também redução dos salários.

Entre as recomendações presentes no documento, está a modificações no seguro-desemprego e maior atenção às políticas de inclusão de trabalhadores informais no mercado de trabalho; especialmente no cenário pós-pandemia.

Contudo, o relatório aponta que o seguro-desemprego acaba tendo um papel limitado na proteção social aos trabalhadores; já que  “aqueles que são mais afetados pelas crises econômicas, como a causada pela pandemia, a exemplo dos trabalhadores informais e autônomos formais, são inelegíveis para receber o benefício”.

 

Campanha Vidas Importam 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *