A imunidade está garantida para pacientes recuperados do novo coronavírus?

A imunidade está garantida para pacientes recuperados do novo coronavírus?

Com o Brasil passando os 1.408.485 casos de Covid-19 registrados e 790.040 recuperados, muitas pessoas se perguntam se aqueles que já foram infectados e conseguiram se recuperar estão ou não imunes a doença. O médico Claudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS), esclarece que não há evidências que garantam a imunidade de quem já foi diagnosticado o novo coronavírus.

“Não temos certeza absoluta de que [quem já teve] não poderá ter outra vez. O mais importante é justamente que estamos mudando o padrão cultural de relaxamento. Não pode relaxar, é uma questão de natureza comportamental”, disse.

Segundo o especialista não se pode deixar os cuidados gerais mesmo após se recuperar da doença. O estado de São Paulo irá lançar uma parceria com o Instituto Coalizão Saúde (ICOS) para certificar empresas que realizem a testagem em massa da Covid-19. “As empresas que desejarem retomarem suas atividades vão ter a oportunidade de participar de um programa de certificação que é patrocinado pelo estado de São Paulo, mas validado pelo ICOS, no qual irão fazer uma triagem para cada um de seus funcionários diariamente com perguntas específicas. Quem for suspeito [de ter Covid], irá fazer o PCR e, os demais, vão fazer testes repetidos em cima da dosagem de anticorpos”, detalhou.

Leia também: Imunidade e Coronavírus

Fonte: CNN BRASIL

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.