Novembro para eles: Bigode e prevenção

Novembro para eles: Bigode e prevenção

O mês de Outubro tingido pela cor Rosa e com campanhas de alerta contra o câncer de mama, chegou ao fim. Agora no mês de novembro as cores se invertem, mas a prevenção continua. O novembro azul representa uma batalha importante contra o câncer de próstata, envolvendo diversas instituições com objetivo de levar conscientização, prevenção e o combate ao preconceito na saúde masculina. Mas como surgiu o movimento?

Novembro Azul: História

O movimento foi criado no exterior, mais especificamente numa Pub (estabelecimento licenciado para consumo de bebidas alcoólicas), na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos desenvolveu uma ideia para apoiar a conscientização dos homens com relação à saúde, deixando o bigode crescer durante todo o mês, aliado a arrecadações para instituições de caridade. Exatamente no mês de novembro, no dia 17, se deu a escolha da comemoração do dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A campanha se tornou um sucesso, anos depois o país todo estava participando das ações e deu-se início ao Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então se consolidou, os homens passaram a deixar suas barbas crescerem (como apoio as mulheres vestiam azul ou colocavam bigodes falsos) a fim de espalhar e levar entendimento sobre a importância da saúde do homem. O foco das ações foi principalmente ao câncer de próstata e depressão.mdd

Hoje a campanha é mundial, e não só deixando o bigode sem barbear, mas também barba, num novo conceito: “No shave november”, traduzindo, “novembro sem se barbear”. Essa prática se tornou uma estratégia certeira aos curiosos que querem saber o porque da maioria dos homens estarem com a barba e bigode sem depilar exclusivamente no mês de novembro. Em alguns países ainda se utiliza o nome original “Movember Foundation Charit”.

No Brasil

O Instituto Lado a Lado pela vida em parceria com a Sociedade Brasileira de urologia foram os responsáveis por serem os disseminadores da campanha aqui no Brasil. Aqui utilizamos o nome “Novembro azul” (cor que representa a campanha). Assim como no Outubro Rosa, no novembro diversos pontos turísticos do Brasil recebem uma iluminação azulada em apoio à causa. Instituições e famosos como Caio Paduan, Bucheca, Kadu Mobraliterno dentre outras celebridades, contribuem para disseminação das campanhas. Além disso, inúmeros eventos que levam lucidez ao público masculino foram criados. Hoje o Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções no Brasil.

Câncer de próstata: Atenção

O câncer de próstata é a principal causa de morte de 28,6% da população masculina. Em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

De acordo com levantamento do INCA para 2018, a cada hora, sete homens recebem diagnóstico de câncer de próstata no Brasil. Em todo país a partir de 1º de Novembro, ações serão realizadas pela Sociedade Brasileira de Urologia. Apesar de anos atrás aspectos culturais, como o machismo influenciarem diretamente o homem a não cuidar da saúde, esse panorama vem mudando.

A próstata tem como principal função produzir uma secreção que nutre e transporta os espermatozoides. A glândula pode desenvolver três doenças ao longo do tempo: a prostatite (inflamação), o câncer e hiperplasia prostática.

O diagnóstico é feito através de dois exames: O toque retal e o PSA (antígeno prostático específico) que nos casos de câncer a proteína que a próstata produz aumenta consideravelmente.

Para muitos homens, existe a ilusão de que somente o exame de PSA é suficiente para o diagnóstico e controle preventivo da enfermidade. Na realidade, não é. Acontece que na verdade um exame não exclui o outro. Eles são complementares no diagnóstico, existindo outros complementares também.

Dicas

Apesar do panorama no tocante do preconceito ter começado a mudar, aspectos culturais, como o machismo ainda influencia o homem a não cuidar de sua saúde.

As campanhas são importantíssimas para o combate dessa barreira a fim de fazer com que o público masculino priorize sua vida em detrimento de comentários alheios que só reforçam um mau a ser combatido. org02

O ministério da saúde recomenda:

. Exame a partir dos 50 anos para homens que não tem casos na família

. Exame a partir dos 45 para homens com casos na família

. Praticar atividade física

. Evitar consumo de cigarro

. Exercícios físicos regulares

. Alimentação saudável

O portal saúde no ar neste mês de novembro vai estar engajado com diversos assuntos do tema: Novembro Azul. Matérias, entrevistas e reportagens para levar ao público masculino seu auto conhecimento e cuidado com a saúde.

 

 

 

 

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil

Reprodução/Internet

Fontes: Instituto Nacional do Câncer/Sociedade Brasileira de Urologia/Ministério da Saúde

Redação Saúde no ar/ Djair Santana

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.