Vírus oropouche pode ser nova ameaça de saúde pública no Brasil

Vírus oropouche pode ser nova ameaça de saúde pública no Brasil

oropouche

Um vírus que costuma circular entre prguiças e outros bichos da floresta tropical está no topo da lista dos que podem acabar causando problemas sérios de saúde pública, no Brasil. Segundo informações do virologista da USP, Luiz Tadeu, é preciso ficar de olho no oropouche, cujos sintomas lembram os da dengue.

" A semelhança com a dengue provavelmente faz com que a gente não tenha a real dimensão da presença do vírus por aí, diz Figueredo.

O oropouche é um arbovírus (vírus transmitido por um mosquito, como o zika e o da febre amarela), que causa febre aguda e, eventualmente, meningite e inflamação do encéfalo e das meninges (meningocefalite).

Febre do oropouche– Já houve mais de 500 mil casos relatados no país nas últimas décadas de febre do oropouche – como é conhecida a doença causada pelo vírus.

Esse número, contudo, tende a subir, uma vez que o vírus, transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis – conhecido popularmente como maruim ou borrachudo -, antes restrito aos pequenos vilarejos da Amazônia, tem-se alastrado e chegado às grandes cidades do país.

"O oropouche é um vírus que tem um grande potencial de emergência, porque o Culicoides paraensis está distribuído por todo o continente americano. O vírus pode sair da região amazônica e do planalto central e chegar às regiões mais povoadas do Brasil," apontou Luiz Tadeu.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *