Verão exige cuidados para evitar câncer de pele

Verão exige cuidados para evitar câncer de pele

Com o verão e as férias escolares é preciso redobrar os cuidados com a pele. Mais comum entre os brasileiros, o câncer de pele, é uma preocupação durante este período do ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) esse tipo de câncer representa cerca de 185 mil novos casos registrados a cada ano.

Assim, durante a estação marcada pelas altas temperaturas as campanhas de conscientização ampliam o debate a respeito da importância dos cuidados com apele; para evitar fatores de risco que aumentam a incidência da doença; bem como reforçar as precauções.

Dessa forma, campanhas que iniciaram ainda em dezembro, como o dezembro laranja ressaltam a importância desses cuidados.

Além disso, segundo dados do INCA O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no país, e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Apresenta altos percentuais de cura, caso tenha detecção e tratamento precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

Contudo, o câncer de pele melanoma é considerado grave. Apesar de corresponder a somente 3% dos tumores malignos de pele registrados no país; esse tipo de câncer tem altos índices de letalidade: no Brasil, dos cerca de 7 mil casos registrados por ano, quase 1.800 levaram à morte.

O diagnostico precoce é fundamental para o tratamento. O uso de filtro solar e a observação de possíveis lesões, machucados que não cicatrizam ou sangram de forma irregular.

 

 

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.