Uruguai é exemplo no controle a pandemia de coronavírus

Uruguai é exemplo no controle a pandemia de coronavírus

Vizinho do Brasil, o Uruguai é o país da America Latina dando o melhor exemplo de combate a pandemia do novo coronavírus, com cerca de 3,5 milhões de habitantes, tem até o momento 943 casos confirmados da doença, com 825 recuperados e 28 mortes pelo vírus. O Brasil possui 1.402.041 casos confirmados, 826.866 recuperados e 59.594 mortes.

O país que já estuda a reativação da economia reagiu rápido no seu primeiro caso, registrado em março 2020. Uma das primeiras medidas foi a quarentena voluntária e o monitoramento e rastreio em massa da população. O conselheiro governamental Rafael Radi, disse em entrevista que o Uruguai está sobre um controle relativo. Representante uruguaio na Organização Pan-Americana da Saúde, Giovanni Escalante, disse que o êxito do país se deve a uma reação rápida, medidas robustas e à criação de um comitê de crise liderado por especialistas de saúde e de epidemiologia. Umas das preocupações do governo uruguaio são as fronteiras com o Brasil que já é o segundo em registro de casos no mundo.

O Uruguai é apontado como um dos 46 países que estão vencendo a batalha contra o novo coronavírus. O ranking está disponível no site EndCoronavirus.org, construído e mantido pelo New England Complex Systems Institute e seus colaboradores. O presidente do instituto de investigações científicas, Yaneer Bar Yam, parabenizou o Uruguai, em sua conta no Twitter, pelo desempenho no combate à covid-19.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *