Tsylla Balbino ganha 15 novos leitos

Tsylla Balbino ganha 15 novos leitos

Foto: Divulgação

inauguracao_maternidade_tysillaA maternidade Tsylla Balbino ganhou 15 novos leitos, nesta segunda-feira (16). São dez leitos de da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e cinco leitos de UCIN Canguru. O investimento foi R$ 1,5 milhão entre obras e equipamentos.

A inauguração contou com a presença dos secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde) e Olívia Santana (Política para as Mulheres). De acordo com Fábio, apenas em 2015, somente na rede própria do estado, mais de 40 leitos foram abertos em maternidades. Já neste ano foram inaugurados 43 novos leitos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), sendo 20 da UTI Neonatal e 23 de cuidados semi-intensivos pediátricos. "Nosso compromisso é descentralizar a assistência, ampliar o número de leitos e melhorar a qualidade do atendimento. Nesse sentido, só neste ano estão previstos mais de R$ 60 milhões na requalificação de 25 maternidades em todo o estado e o Hospital da Mulher com 137 leitos", afirma.

Com uma média de 900 atendimentos e 300 partos por mês, a maternidade Tsylla Balbino oferece serviço de pré-natal completo, composto de consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. Além disso, a unidade realiza atendimento em psicologia e odontologia preventiva para gestantes.

Na opinião da diretora da unidade, Rita Calfa, além dos benefícios práticos dessa ampliação para a população, há um caráter simbólico. "O mês de maio é especial, pois se comemora o dia das mães e dos profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que tanto se dedicam e contribuem para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)", disse.

 

Fonte: Sesab

Redação saúde no Ar*

João Neto

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.