Os brasileiros, de modo geral, têm mania de limpar impar os ouvidos com hastes flexíveis, o popular cotonete. Isso já virou um hábito para grande parte da população brasileira, que vê a atitude como uma forma de higienização do conduto auditivo. O que muita gente desconhece é que esse pequeno hábito pode gerar diversos riscos para saúde dos ouvidos, podendo ocasionar lesões sérias que necessitam de cirurgia para correção.
Entre esses perigos estão infecções como otites externas e até mesmo lesões no tímpano, que fica situado no fundo do canal auditivo.
É para falar sobre o tímpano e o papel desse pequena película na nossa audição que o médico Otávio Marambaia, presidente da Associação de Fomento da Otorrinolaringologia da Bahia (FOB), estará participando, nesta quinta-feira (25.06) ,do programa Saúde no Ar, no quadro “Conversando com o especialista”.
Afinal, é o tímpano que ajuda a proteger os ouvidos médio e interno de danos recebendo as vibrações sonoras e transferindo-as para o ouvido médio, onde pequenos ossos auditivos estão esperando. O tecido do tímpano é tão fino que torna fácil uma ruptura, o que pode resultar em audição alterada expondo os ouvidos médio e interno à infecções.
A FOB, da qual Dr. Marambaia é presidente, é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2004 pelo corpo clínico do Inooa com o objetivo de promover o estudo e a pesquisa médica na área de otorrinolaringologia e demais especialidades correlatas.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.