Sesab: Vacinação para Covid-19 na Bahia passa a ser apenas por idade

Sesab: Vacinação para Covid-19 na Bahia passa a ser apenas por idade

Com decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB); o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, informou que a vacinação contra a Covid-19 na Bahia irá seguir de acordo com a idade.

Segundo Fábio, a distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município; desse modo, serpa levado em conta o quantitativo de pessoas em grupos prioritários.

De acordo com ele“A decisão foi tomada em função de várias assimetrias identificadas na distribuição das vacinas, com alguns municípios já tendo imunizado, com a primeira dose, cerca de 80% da sua população alvo e outros com apenas 20%”, explicou o secretário.

Dessa forma, a decisão passa a valer a partir desta sexta-feira, 18, com a publicação da nova resolução no Diário Oficial do Estado. Assim, a remessa de novos lotes já será distribuída seguindo este novo critério.

De acordo com a Sesab, as vacinas da Pfizer/BioNTech estarão destinadas para a primeira aplicaçãoe; por outro lado, as do Butantan, além da primeira dose, estarão disponíveis para completar o esquema vacinal.

Desigualdade

Nas redes sociais, o secretário criticou os critérios de distribuição de vacinas protocolados pelo Ministério da Saúde. De acordo com Vilas-Boas, “Os critérios do Ministério da Saúde para distribuição das vacinas tem induzido assimetrias graves entre os municípios”.

Além dele, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, acusou o Ministério da Saúde de não distribuir as vacinas contra a Covid-19 de maneira igualitária.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Sintomas neurológicos e psiquiátricos da covid-19 são ‘regra e não exceção’

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *